SOBRE O MEMORIAL

Um bom exemplo, que mostre claramente a importância da política quando feita por alguém com talento, motivação e responsabilidade incomuns. Além da importância histórica e da justa homenagem, este é o pilar fundamental deste projeto. Como, literalmente, centenas de pessoas, o curso da minha vida também foi alterado quando encontrei Júlio Redecker.

Entre todas as suas capacidades, esta me parece ser a mais evidente. Ninguém permaneceu igual depois de encontrar com ele, tamanha era a energia com que brilhava sua luz. O Júlio era daquele tipo com fome de vida. As pessoas lhe interessavam, as histórias lhe interessavam. Ele genuinamente prestava atenção - e todo mundo se sente especial quando alguém presta atenção. Não quero me deter na relevância do seu trabalho como político - seus projetos, suas pautas, suas realizações, por mais que tenham sido de fato importantes. Seu legado como ser humano é que merece o grande destaque. Basta assistir aos depoimentos que foram gravados especialmente para este Memorial. As pessoas invariavelmente choram quando falam no Júlio. Não apenas por causa do trabalho político. Elas choram ao lembrar das experiências pessoais que tiveram com ele.

Tive a honra de conceber a ideia e de poder ajudar a construir este Memorial. Foi uma experiência única estar presente em todas as fases de elaboração, ouvir as histórias e poder conviver com o círculo mais íntimo do Júlio. Este Memorial é também uma forma de agradecimento. Foi graças ao Júlio que me encontrei no meu caminho. Então, em meu nome e em nome de tantas outras pessoas, muito obrigado Júlio Redecker!

Quero ainda agradecer a todos os envolvidos neste projeto. Em nome da Salete Redecker, agradeço a toda família pela disposição de passar meses na difícil tarefa que foi montar o Memorial. Em nome do Mário Selbach, agradeço toda a equipe que trabalhou com o Júlio e que se dedicou tremendamente nas várias demandas. Em nome do Thiago Zeni e do André Hennemann, agradeço à equipe técnica, fundamental no planejamento, organização e produção. Por último, um agradecimento especial a todos os amigos do Júlio pela emocionante doação de fatos e relatos, sem os quais não seria possível contar esta história.

Gabriel Correa, junho de 2018